terça-feira, 7 de outubro de 2014

Daily Star : Clouds Of Sils Maria, um drama sobre o mundo do cinema e o envelhecimento


O envelhecimento é muito mais do que as aparências, a menos que você seja jovem e veja alguém de idade. Um meio industrial de movimento, luz e sombra, o cinema dá forma à aparência - não no filme em si, mas uma cultura de celebridades em torno dos filhotes mais jovens e marginalização da maturidade. 

Envelhecimento e cinema estão entre a trama complexa de temas preocupantes do roteirista e diretor Olivier Assayas em seu último filme, "Clouds Of Sils Maria". Ambientado nos Alpes suíços, a história tem um pouco de sedução e relacionamentos intensos. Ele se concentra em três em particular - cada um povoado por mulheres com 20 anos entre si. 

O filme começa com Valentine (Kristen Stewart), uma mulher jovem atendendo uma série de telefonemas. Ela é a assistente pessoal de Maria Enders (Juliette Binoche), uma renomada atriz de teatro e cinema a caminho de aceitar um prêmio em nome do dramaturgo Wilhelm Melchior, seu amigo e mentor. 

Melchior, como Maria explica á Val, foi responsável pelo lançamento de sua carreira, lançando-a para interpretar Sigrid, um dos dois protagonistas do sexo feminino em sua peça "Maloja Snake." A narrativa em jogo como a Sigrid de 20 e poucos anos persuadiu seu caminho para a confiança de seu 40 e tantos anos como a chefe Helena, seduzindo-a e, finalmente, levando-a a cometer suicídio. 


No caminho, Maria recebe a notícia de que Melchior morreu, transformando a cerimônia de premiação iminente em algo mais funerário. É neste momento inoportuno que um jovem diretor de teatro chamado Klaus Diesterweg (Lars Eidinger) vem para falar com Maria sobre a atuação em seu remake de "Maloja Snake," desta vez interpretando a figura mais velha, patética de Helena. 
Ela já rejeitou a oferta de primeira mão. No entanto, a leitura inteligente de Diesterweg da personagem de Helena ecoa na mente de Val, que incentiva sua chefe para assumir o papel. Interpretando parte de Sigrid temos a estrela em ascensão de Hollywood como Jo-Ann Ellis (Chloe Grace Moretz), cujas batalhas com os paparazzi - mediada por vídeos online "reportagem" - são tão conhecidos quanto seu trabalho como atriz. 


Valentine confessa admiração pelo trabalho de Ellis e lembra Maria sobre seu filme mais recente - uma peça especial carregada de efeitos de da ficção científica com o super-herói dreck evocativo seguido de um pouco de escárnio e brincadeiras sobre o valor do cinema blockbuster de "X-Men." - "É uma convenção", comenta Val sobre o filme de Ellis, "mas não mais estúpido do que qualquer outra convenção." - Maria é conquistada para trabalhar com ela. 

"Clouds Of Sils Maria" abriu o Beirut International Film Festival na quarta-feira antes de duas salas de capacidade no Abraaj Cinema. 

A atriz francesa (e chefe do júri BIFF) Julie Gayet apresentou o filme com um roteiro (suas legendas em inglês foram projetadas na tela atrás dela) que parecia tão inesperado para ela como era seu público. Gayet tranquilizou as pessoas reunidas de que a França apoiou a soberania libanesa, em face da barbárie que se tornou lugar-comum não muito longe daqui - presumivelmente uma referência à guerra civil síria e do chamado "Estado Islâmico" grupo (ISIS). 

Juliette Binoche também estava presente para a abertura. Ela informou ao público, em Inglês, que esta não era nem a sua primeira viagem a Beirute, nem a última. Abruptamente, anunciando que ela não podia falar, um ator apareceu em seguida, interrompeu e fugiu do palco. 

"Sils Maria" teve sua estréia mundial há alguns meses atrás no Festival de Cannes, onde definiu seu espaço através da comunidade crítica - com alguns ridicularizando-o, enquanto outros o colocaram entre os melhores trabalhos em competição - e seguiu sem restrições por prêmios. 

Como você poderia esperar de um filme sobre dramaturgos, "Sils Maria" é um filme tem muita performance com as duas principais personagens transformando-o em algo com interpretações cheias de nuances. Para os amantes de filmes maduros, Binoche - que encarnou variações sobre um tema de juventude com 30 e tantos anos agora - será que afeta particularmente na sua representação de uma mulher bela e talentosa relutante em fazer concessões à passagem do tempo. 

Ambos personagens de Binoche e Stewart são igualmente complexos - dando o máximo de crédito para suas próprias habilidades como tem escrito o cineasta. "Sils Maria" não é o primeiro filme de Assayas sobre cinema, e é tão inteligente quanto qualquer outro que veio antes - referenciando as perspectivas nas filmagens e a dispersão da celebridade na imprensa e novos meios de comunicação social, tanto quanto a obra de Bergman. 

O conceito central da história não é desconhecido. Enquanto Maria e Val ensaiam esta peça sobre o relacionamento sexualmente carregado entre duas mulheres, a dinâmica da atriz e sua assistente pessoal é revelado para dar uma versão mais complexa e finamente desenhadas do ficcional que estão praticando. 


O filme é sobre a relutância com que Maria "se torna" Helena, e a impossibilidade com que ela vê o personagem como outra coisa senão seu oposto. No entanto, quando Valentine reconhece traços de Sigrid emergentes em seu próprio relacionamento com Maria, sua resposta é igualmente visceral. 

Esse tipo de intertextualidade não é inesperado. Assayas foi crítico escrevendo para a prestigiada Cahiers du Cinema, quando trabalhava em um roteiro de filme que ajudou a impulsionar Binoche como celebridade (de André Téchiné 1985 "Rendez-vous") e o cineasta informou a imprensa de entretenimento que "Sils Maria" está em dívida para seu primeiro trabalho com o ator. 


Em termos não muito diferentes Assayas uma série de referências para a carreira de Stewart. Durante a exposição de uma série de ofertas de emprego para sua chefe através de uma tela do iPad , Val faz uma pausa para suspirar em um melodrama sobrenatural em que lobisomens parecem proeminentes. Ele também não ignora como a vida pessoal de Stewart se expôs através da máquina de pinball da imprensa sensacionalista - bem canalizada pela representação da histeria online da "Ellis 'de Moretz. 

A força da escrita e performances em "Sils Maria" é tal que o filme poderia facilmente ser processado como uma peça de teatro. O filme de Assayas se 'parece menos como um jogo de cinema, graças ao trabalho do diretor de fotografia de Yorick Le Saux (diretor de fotografia de Jim Jarmusch "Only Amantes Esquerda Alive"), que engloba as possibilidades de agorafobia dos exteriores alpinos do filme com tanta alegria como a claustrofobia dos seus interiores. 


Em sua preocupação com o envelhecimento, os atores e outras coisas teatrais, "Sils Maria" é uma reminiscência do drama de 2012 divertidamente intitulado "Vous N'Avez Encore Rien Vu" (Você não viu nada ainda). Neste trabalho repleto de estrelas do cinema gaulês, Alain Resnais levou um elenco de peso através de uma leitura de várias gerações de uma adaptação teatral do mito Eurydice, com os próprios dramas dos atores de cair nas suas múltiplas representações dos personagens. 

Comparado com o filme magistral de Resnais, o trabalho de Assayas é reduzido a um fio de navalha. Ao invés de desenvolver as oposições por demais óbvias entre Helena / Maria e Ellis / Sigrid, o frisson dramático está concentrado em Maria/Val e sua intimidade. 

Como as formações de nuvens que cobrem o seu caminho através dos desfiladeiros dividindo montanha á montanha - a partir do qual tanto "Maloja Snake" e "Clouds Sils Maria" tem seus títulos - este drama não é sancionado em um palco elevado. Mas sim, na preparação privada. 


"Clouds Of Sils Maria" estréia nos cinemas da região de Beirute em 09 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar saiba que:
1. Você pode se Cadastrar com sua rede social para comentar é muito simples. Clique AQUI para saber mais.
2. Comentários, imagens e links ofensivos a Robert, Kristen ou ao trabalho realizado por esse fandom serão deletados e banidos.
2. Evitem usos de palavrões e confusões pois esses comentários serão deletados e colocados na lista de SPAM.
3.Links de sugestão de máterias por favor enviem para irmandaderobsten@hotmail.com ou no nosso chat.